16 marzo, 2006

Balanço

... pois é, ainda vou me adaptar à formatação do site, acima foram umas aspas a mais....

Fazendo um balanço desses 9 meses que estou vivendo aqui na Italia posso dizer que aprendi muitas coisas, por exemplo:

- a lingua italiana;

- aprender o dialeto napolitano;

- cozinhar macarrão sem deixar virar uma cola (é uma verdadeira arte !!!) ;

- comer muito, e isso não adianta, quem diz que vem para a Italia e não engorda ou que come pouco é um belo mentiroso;

- não congelar no frio, aqui quando chega as correntes siberianas sai de baixo...

- e acho que o principal de todos : Ter muita, mas MUITA paciencia com tudo.

Eu pensava que minha adaptação aos costumes daqui seriam mais amenas visto que temos muita influencia dos italianos. Mas ao contrario disso vi que existe muita diferença entre o italiano que mora aqui e o italiano que foi para o Brasil.

Uma coisa bela de se ver - mas também assustadora - que o italiano genuino é muito patriota. Tudo aqui é de bom e melhor do que em outros lugares (no mundo). A comida é a melhor, a politica, as paisagens, etc...

Por um lado é muito bom porque eles valorizam as tradiçoes e costumes, mas por outro lado fecha as portas ao mundo, para conhecer novas formas de fazer a mesma coisa.

Eis aqui onde estou, na região da Campania e na cidade de Salerno.

Um grande abraço à todos e

Arrivederci !

Nessun commento: